top of page
Foto do escritordiandravpsi

Mudança de País e o Preparo Emocional

Quando planejamos mudar de país, na maioria das vezes buscamos informações físicas sobre o local no qual possuímos interesse. Tais como, clima, cultura, melhor cidade/bairro daquele país, saúde, transporte público, custo de vida (desde aluguel até alimentação), idioma, documentação necessária, entre outras. Passamos também a pesquisar através de contato com pessoas que já vivem fora, assistir depoimentos pelo youtube e seguir páginas nas redes sociais.

Porém, o preparo emocional, muitas vezes esquecido, é um ponto fundamental para esta mudança.


Muitas vezes começamos a intensificar o que estamos vivendo, ao imaginarmos uma vida no exterior, observando apenas os pontos negativos que estão acontecendo em nossa vida naquele momento. E portanto, potencializando o que será experenciado no outro país, vendo apenas aquilo que queremos e idealizamos.


Ao atender pacientes que vivem no exterior, observei, que a maioria possuem as mesmas dificuldades, sendo elas, ansiedade, tristeza, solidão, dificuldade em se adaptar à nova cultura, misto de sentimentos (como medo e indecisão), sentimento de não pertencimento ao local e de não sentir estar sendo quem realmente é, em busca de inclusão.



A mudança de país é algo desafiador, porém, possui muitos benefícios em nossa vida, como o amadurecimento e o autoconhecimento. Mas, para que esta experiência se torne algo positivo em sua vida, é preciso estar preparado emocionalmente para este novo ciclo que se iniciará.


A psicologia tem papel fundamental, quando começamos a pensar em uma nova jornada na vida, como viver no exterior. Investir no nosso preparo emocional é de extrema importância, para que possamos saber lidar com este misto de sentimentos e então, aproveitarmos ao máximo esta vivência incrível.




bottom of page