top of page
  • Foto do escritordiandravpsi

Terapia Cognitivo Comportamental



Nos dias atuais, esta se tornando muito comum, buscarmos por um atendimento psicológico. Cada dias mais, podemos perceber que a psicoterapia não precisa estar diretamente associada com uma doença. A terapia é para todos, e dentro da psicologia, existem vários tipos de abordagens terapêuticos, entre ela a Terapia Cognitivo Comportamental (TCC).


A Terapia Cognitivo Comportamental é uma abordagem estruturada, especifica, clara e direta, a qual consiste na colaboração entre terapeuta e paciente, buscando uma reestruturação cognitiva sobre emoções e comportamentos. É uma abordagem utilizada em diversos transtornos emocionais, tais como ansiedade,depressão, transtorno do humor, traumas, fobias, transtornos alimentares, entre outros. Seu maior objetivo é identificar padrões de comportamentos, pensamentos, crenças e hábitos causadores dos problemas, e a partir de então, utilizar técnicas para transformar essas percepções de forma positiva.

Esta abordagem compreende a forma como o indivíduo interpreta os acontecimentos como aquilo que lhe afeta, auxiliando, em questões que envolvem todos as áreas da nossa vida, como luto, desenvolvimento profissional, dificuldade de relacionamento, estresse, entre outros.


Durante os atendimentos, junto ao paciente, o psicólogo vai buscando emoções, pensamentos e comportamentos de diferentes situações, relatadas pelo paciente. Dessa forma, vão sendo identificados padrões disfuncionais, onde o terapeuta, auxilia o paciente a buscar novas formas de pensamentos mais funcionais. Diante disso, o paciente vai construindo metas alcançáveis, e com o tempo, aprendendo a lidar com suas questões por conta própria.


Qualquer pessoa pode fazer terapia cognitivo comportamental e para aqueles que possuem um diagnóstico de transtorno psicológico, geralmente, realizará entre 10 e 20 sessões. Cada caso será tratado de forma diferente, com técnicas especificas para cada perfil.


A relação de colaboração mútua entre terapeuta e paciente é extremamente importante na TCC e o resultado muitas vezes se dá a partir deste vinculo.





コメント


bottom of page